Como evitar erros na gestão financeira de um sindicato?

Como evitar erros na gestão financeira de um sindicato?

Algumas falhas na gestão  financeira de um sindicato podem ter consequências negativas , veja aqui os erros mais comuns cometidos todos os dias em uma instituição e fuja de todas essas armadilhas.

A gestão financeira de um Sindicato

A capacidade de conduzir transações de forma competente é uma das qualidades mais especiais que uma administração pode ter, principalmente em um cenário de crise financeira.

Muitas vezes pelas falhas na comunicação e pela falta de conhecimento sobre os benefícios de um sindicato, algumas pessoas optam por não contribuírem com o sindicato que defende sua classe, principalmente em tempos de crise e estabilidade financeira, pois acreditam ser um gasto desnecessário. Esses e outros fatores, podem prejudicar diretamente o financeiro de uma entidade.

Hoje estudaremos a fundo quais erros podem ser acometidos por uma instituição. Confira!

Falta de reserva em caixa

Dirigentes de uma entidade sabem que irão precisar de verbas para investir em ações para sua categoria e ter, como consequência, uma arrecadação maior. Mas isso pode demorar alguns meses, então comece a operar dentro da sua realidade, baseada em seu planejamento.

Desorganização de orçamentos

O orçamento é geralmente a coisa mais básica no planejamento financeiro. Para começar, você tem que elaborar um cálculo de despesas mensais, em seguida, um anual. Para ter-se a ideia dos faturamentos e despesas de sua instituição.

Isso é muito importante; somente após este passo você será capaz de mensurar sua base de entradas e saídas e dessa forma, agir em prol do correto balanço financeiro.

Não possuir um sistema de contas a pagar e receber

Siga um processo claro para o recolhimento dos pagamentos, imprima as condições no contrato para os associados e filiados e não atrase no pagamento de suas contas! Evite taxas de juros. Ter um software de gestão pode ajudar nessa etapa e em todas as outras da gestão financeira de um sindicato, visto que torna os processos de gestão automatizados.

Falta de reserva financeira 

Mantenha na conta de seu Sindicato um percentual para despesas inesperadas. Esses débitos emergenciais são geralmente os mais caros e com mais necessidade de reparação. Por isso reserve dinheiro para contingências!

Buscar somente ganhos

Membros fazem parte de sua entidade com o objetivo de fazerem parte de algo importante. Dê valor a cada pessoa que faz parte do todo que é sua organização. Busque ter uma forma correta de comunicação e acompanhamento dos seus associados e filiados, assim, sua entidade terá maior credibilidade e transmitirá mais confiança.

Leia sempre o nosso Blog e evite cair em armadilha como as vistas nesta publicação!