Os sindicatos precisam manter seu orçamento equilibrado para que possam atuar nas causas e demandas que participa. Mas como gerenciar contas em uma entidade? Hoje veremos mais sobre este tema; não perca!
Por que é importante gerenciar contas?
Para manter as contas em um sindicato bem administradas, é importante que seja feito um monitoramento que identifique: recebimento das mensalidades dos filiados/associados; quitação de contas (e não permitir a perda de prazos), fornecimento de informações de fluxo de caixa e, a conciliação com os saldos contábeis.
Com esses dados é possível ter controle para a tomada certa de decisões. O que garante mais sucesso nos resultados dessas prospecções.
Quando um gerenciamento de contas é feito de forma correta há equilíbrio na instituição! E isso não é uma tarefa fácil; assim preparamos mais dicas sobre o tema:
Executando a gestão de contas
É preciso organizar um fluxograma dos processos de seu sindicato. Desde a entrada da verba paga pelos membros (ou advindas de outras formas), até a saída de recursos, mensurando a importância e justificando o motivo dos mesmos.
Delegue tarefas e aponte um colaborador responsável pela execução de cada etapa. De modo que haja organização entre todos os passos.
As fases incluem:
- Levantamento de recebimentos do mês;
- Montagem de processos de pagamentos (antes da data de vencimento);
- Controle eficaz dos contratos firmados;
- Análise financeira através da emissão de relatórios semanais.
Para uma boa execução do planejamento feito, incentive a comunicação entre os setores e atue na fiscalização dos processos.
Lide com a inadimplência
Faça campanhas e incentive a adimplência de pagamentos em seu sindicato. Conforme demonstrado em várias postagens; é importante manter a linha de comunicação com o associado/filiado para isso. Também é bom realizar eventos e demonstrar os feitos de sua entidade.
Trate com delicadeza cada questão inadimplente. Use outras dicas dadas por nosso Blog para isso, saiba como cobrar de seu membro a regularização de pagamentos.
Utilize um software para descomplicar os processos
Para evitar dores de cabeça com montagens de planilhas; ou diversidade de controles nos diferentes setores de sua instituição, uma boa dica é a implantação de um software de gestão sindical.
Esse recurso tem o potencial de automatizar todos os processos no sindicato: gerenciar contas a pagar e receber, controle de despesas, liberação e autorização de pagamentos. Além de adequar-se sempre à legislação vigente e integrar todos os departamentos da instituição.
Para um dirigente sindical, essa é sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais vantajosas para controle, gestão e crescimento de sua entidade.
Possui dificuldade no gerenciamento das contas de seu Sindicato?
Quer saber mais? Acompanhe nosso Blog para mais notícias e novidades! Não deixe também de ler nossas publicações anteriores.